Idiotização Virtual


"Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos." Já dizia Nelson Rodrigues.
"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse Umberto Eco.
Pois bem, é curioso pensar que há cerca de 10 anos não havia uma sociedade virtual tal como é hoje, ora, foi uma explosão de avanço em tão curto espaço de tempo, o que é bom, porém há uma ressalva de que nem todos possuem maturidade para lidar com tal liberdade não só de acesso, mas de expressão, e este é o mais perigoso.
De 20 anos para trás, seria muito trabalhoso pronunciar-se formalmente por escrito e alcançar pessoas, ora, sua escrita passaria por uma série de avaliações, hoje basta uma rede wireless e pronto, diga o que quiser, antes fosse apenas isso, não seria uma problemática, a problemática é a falta de percepção humanitário do outro. Ainda no começo das expressões públicas, as pessoas tinham o cuidado quanto à ofensa pessoal, hoje todavia, cada um é dono da própria razão, sua opinião é uma verdade absoluta e imutável. A discordância não conduz a uma nova percepção, pelo contrário, ela introduz uma guerra, munições de ofensas são atirados, o vitimismo é o escudo. A coisa fica mais horrenda quando, sem informação ou formação alguma em determinada área, o indivíduo se acha no direito de opinar, criticar, receitar ou coisas assim como seu eu obtivesse o conhecimento necessário para tal, seja de qual assunto for, eu aprendi que antes de adentrar em assuntos específicos, devo me informar, mas o fácil acesso ao falar publicamente tirou esse senso.
É uma coisa horrenda, guerras virtuais, assassinato de reputação. A virtualização do ser humano tirou a humanização do indivíduo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates