O ser grato

Eu tenho aprendido na prática que o esforço te leva longe mas a honra e a gratidão te faz voar, conhecer pessoas incríveis que te levam ao crescimento e muito mais. Ser grato é uma virtude rica, e no dia-a-dia parece que as coisas se organizam na lei da causa e efeito, ação e reação e a gratidão é a engrenagem central que faz com que o ato passivo tenha uma resposta ativa de elevado padrão. Em um tempo onde os valores estão em declínio, onde a moral e a ética convergem ao narcisismo, onde a educação mais primária e simples de convivência seja também a mais rara. Em pleno século 21, o simples fato de se tratar alguém com educação, o que era em uma perspectivar ideal, para o ser comum se torna um objeto de elogio como se fosse um dom sobrenatural; houve ao longo dos anos uma série de avanços tecnológicos e científicos, e isso é de suma importância, nós nos modernizamos mas enquanto sociedade deixamos a desejar, e à medida em que as novas gerações emergem, as crianças conhecem tudo acerca de determinado celular mas desconhecem um “Com licença”, “Bom dia”, “Obrigado”. O problema não é a tecnologia, o problema é a transferência de responsabilidade; transferir para os vídeos a responsabilidade da paternidade/maternidade é tão cruel quanto ensiná-los o desrespeito.
Essa cultura de transferência de paternidade passou a comprometer o aprendizado ser do indivíduo receptor, quando os pais exigiam das escolas e por consequência dos docentes, a educação que não lhes eram devidas. A instituição de ensino tem por responsabilidade escolarizar, a família tem por responsabilidade educar, se esta ordem for invertida, o tempo que se gastaria para ensinar o indivíduo conteúdos de formação escolar, é gasto para ensiná-lo a ser gente.
Historicamente, tem-se por consenso que o berço da pedagogia é a Grécia Antiga, há seus períodos e regiões onde o modelo de pedagogia muda de formato, mas particularmente eu gosto da de Atenas, onde até certa idade a criança era educada exclusivamente pelos pais e mais tarde, à partir dos 7 anos mais ou menos, o pedagogo levava a criança até o local de aprendizagem, e aquele que está por ensinar é o Mestre, não obstante também tratado como um padrinho, ou seja, um pai menor, alguém que é tão autoridade quanto o pai biológico, pelo fato de que o Mestre é quem ilumina o aluno com o conhecimento, aluno do grego é “Ausência de luz” e o Mestre é quem o ilumina e o gera para a sociedade como um indivíduo apto a exercer uma função, a articular sobre assuntos e seguir uma linha profissional. Tanto é que Sócrates é padrinho de Platão, que por sua vez o é de Aristóteles.
Essa concepção do Docente como um padrinho não é no sentido substitutivo dos pais biológicos mas no sentido de aperfeiçoamento do indivíduo. Enquanto os pais ficam por formar o indivíduo ético e moral, o docente fica por gerá-lo enquanto intelecto e funcional.
As gerações anteriores tinham esse ideal tão forte e tão de repente se esvaiu como água, hoje o ideal que eu busco é ser moderno quanto aos avanços tecnológicos e científicos e à moda antiga quanto ao trato humano e social. O senso de gratidão se expande à medida em que as novas experiências, os ciclos de amizade, a network se expandem e com pessoas tão especiais que, sei que Deus faz essas coisas, e é inexplicável o elo que se forma e a forma como se constrói essa relação amistosa.
O ser grato é quando a gente não tenta ressuscitar amizades já falecidas, reestabelecer pessoas que decidiram partir, é agradecer por estar inteiro ante à tudo que passou, ante as más línguas e palavras que lhe acometeram e agradecer porque isso nos fez amadurecer, e a saída dessas pessoas tóxicas abriram espaços para pessoas maravilhosas, ser grato só é uma virtude quando virtualmente eu agradeço o resultado futuro quando no presente eu vejo o caos me circundando, exemplo, ser grato só é uma virtude quando virtualmente eu agradeço o resultado da chegada de pessoas incríveis e de forma inexplicável mesmo quando no presente eu vejo o caos que pessoas próximas a mim fazem com toda sorte de maldade a meu respeito.
Eu sou grato pelas traições porque isso me fez apreciar e cultivar a fidelidade; sou grato pela desonra porque me fez apreciar e cultivar a honra; sou grato pelo desprezo porque me fez apreciar e cultivar a generosidade; sou grato pela calúnia, difamação e fofoca porque me fez apreciar e cultivar a honestidade. A gratidão manifesta os valores que estão introduzidos no ser ante umas situações ou uma pessoa que opõe-se à eles, como também te aproxima e liga-te à pessoas com os mesmos ideais.
O ingrato é movido pelo preço do interesse, enquanto o que ele faz lhe dá resultados, mesmo sendo à curto prazo, ele continua. Ele se camufla do que for preciso para manter seu ego alimentado, seus interesses satisfeitos, ele necessita ser comparado por cima e em questões numéricas, ele nunca está contente com nada, almeja as conquistas de outrem, é invejoso, e eu gosto da definição de São Tomás de Aquino sobre a inveja “Inveja é a tristeza pela felicidade dos outros, exultação pela sua adversidade e aflição pela sua prosperidade”. Ele estuda para colocar defeito em tudo e em todos (exceto nele), se ele não entende a matéria a culpa não é dele que não pergunta ou que não pesquisa sobre o assunto, a culpa é do Docente que não sabe passar a disciplina; se ele é dispensado do serviço a culpa não é dele a despeito da forma de prestar o serviço, mas da empresa que não presta e o chefe que não sabe o que faz; se ele não avança nos estudos a culpa não é dele que não se esforçou, mas dos pais que não pagaram uma escola particular e do ambiente humilde onde cresceu, que não tinham como motivá-lo à crescer.
A diferença essencial entre o grato e o ingrato é o capricho que há em um e a ausência do mesmo em outro, e eu gosto da definição do filósofo Mário Sérgio Cortella acerca de capricho “Não é o melhor do mundo. É o teu melhor na condição que você tem enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda. Capricho é fazer o teu melhor na condição que você tem”. Há pessoas que em nome das necessidades abrem mão dos princípios, embora também chamamos de virtude, essas coisas são princípios elementares e definem quem você é e quem será; quando eu digo que busco ser melhor, não é melhor que o outro mas melhor que eu mesmo ontem, e amanhã buscarei ser melhor do que sou hoje, e isso enquanto pessoa, enquanto indivíduo sociável, enquanto filho, enquanto amigo, enquanto cristão, enfim em todos os aspectos.

Ser grato é ser contente com o construir do legado na vida à cada dia, servindo às pessoas que passam pela sua ajudando de alguma forma para que ela cresça, talvez isso não te torne a melhor pessoa do mundo mas te tornará uma pessoa completa, de relacionamentos sólidos e feliz com a felicidade e conquista alheia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates