Soberania Divina, a Doutrina da Maturidade

Tanto os reformados (calvinistas) quanto os remonstrantes (arminianos) concordam que Deus não extinguiu do homem a sua liberdade, a controvérsia de dá na compreensão da causa e efeito do homem em relação à essa liberdade. A responsabilidade do homem é um fator de suma importância para o entendimento empírico (baseado na experiência e observação) do quão conscientes somos ou não acerca do que fazemos e porque fazemos.
A maior prova de que estamos maduros ou não, é nossa motivação para, por exemplo, ir ao culto. Em geral, vamos ao culto para "recebermos" a bênção, o milagre, cura, etc. Dizemos que vamos adorar à Deus mas se não houver profecia ou algo que alcance meus desejos, o sentimento no final do culto é a frustração, tristeza, afinal, eu mereço uma recompensa por ter ido até lá, e isso vale para campanhas e congressos. Sempre o objetivo de eu ir é uma barganha, eu vou para receber, eu faço para ter um crédito na hora de pedir, isso tudo sem ao menos considerar uma pergunta simples, mas que confronta o ego, o narciso, o egoísmo que há em nós, e a pergunta é "E se Deus não quiser fazer?".
O fato de Deus fazer ou não, não altera, não afeta seu caráter divino. Mas afeta e muito meu desejo mimado, eu tento converter uma decisão divina com campanhas e provas de fé e quando nada acontece, eu questiono se fiz o protocolo correto. Ora, se Deus é quem diz ser, o milagre tem que acontecer; e quando não acontece? Ele deixou de ser quem disse ser? Evangelho de João capítulo 5, uma multidão de gente em busca do milagre, esperando o agito das águas, Jesus cura apenas 1; seguindo a lógica do evangeliquês mimado eu devo perguntar, "Faltou fé?", claramente não, do contrário não estariam ali esperando o agito das águas. Então qual resposta lógica desse caso? Jesus não quis curar os demais.
Isso choca porque não há uma justificativa, até porque o prazer de Deus é ocultar as coisas. E se alguém perguntar "Por que Jesus não quis curar os demais?" De duas uma, ou eu espiritualizo a resposta e caio na heresia; ou eu sou maduro e me contento com o "NÃO SEI".
Quanto mais cedo eu entender que em nem tudo eu obterei resposta, em nem todas as necessidades de cura Deus vai curar, em nem todos os meus desejos Deus vai intervir, e a resposta que terei for "não sei". Mais cedo eu vou entender que Deus não vai fazer aquilo que quero em virtude da minha responsabilidade; Deus não vai fazer tudo que eu quero simplesmente porque não é de Sua vontade.
Isso me tornará maduro, sabe porquê? Porque vou ter consciência de que meu culto não é para eu receber, é para eu me doar à Deus, porque ele já me salvou.
É confortável a Doutrina da barganha, do Deus faz tudo mas esse não é o Deus das Escrituras, essa não é a Doutrina Bíblica, ela não atende meu ego, meu narcisismo, minhas expectativas individuais mas ela me coloca uma responsabilidade e em submissão à vontade divina independentemente de Ele fazer ou não.
Talvez eu venha entender isso mais tarde, talvez Ele faça um tempo depois mas quis Deus que não fosse agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates