Amizades Reais


"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
— Antoine de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe)

O pequeno príncipe é um livro no qual todos deveriam não só ler, mas extrair dele lições, pois isso é o que não falta. Talvez a principal crítica que o autor faz na obra é o fato de deixarmos de olhar para as pessoas e enxergar o que há de melhor nelas, o valor essencial, visto pois, que passamos a olhar as pessoas, conforme é narrado na própria obra, com base em números, isto é, idade, quanto recebe, quantos irmãos possui, toda nossa base de informação sobre alguém é mais uma questão de análise de dados do que o afeto em si.
A parte que mais me fascina neste trecho é quando a raposa diz "Você é responsável pelo que cativa", Michael Oakeshott argumenta em "Conservadorismo" que a amizade não se baseia em mercadorias de favores mas em fidelidade, forçando um pouco eu diria que a amizade exige uma troca, não de favores mas uma reciprocidade, essa troca seria de lealdade e é exatamente isso que destaca aquele teu amigo de todos os outros indivíduos que passaram por você. Ser leal significa permanecer ao lado de alguém apesar dos erros, ser justo e corrigí-lo frente a frente, ser confidente aos segredos por mais difíceis que seja não comentar sobre. 
Muitos reclamam que no mundo há muita falsidade mas em contrapartida há poucos que apresentam lealdade, isso porque, ser leal implica em abdicar de um bem estar social, a boa aparência a fim de permanecer fiel ao seu amigo. Significa ter a liberdade de ser transparente e se abrir sem reservas e sem medo de acabar sendo exposto. Não há moeda de trocas na confiança, não há barganhas na afeição que desenvolvem. Ser um bom amigo não significa estar sempre presente, mas ser presente sempre, e qual a diferença? A diferença é que estar presente denota uma questão de tempo e espaço, ser presente significa ser alguém com quem se pode contar. E não que um seja ruim em detrimento do outro mas, nem sempre quem está presente a todo instante seja alguém com quem se possa contar, veja, você não necessariamente é amicíssimo de seu vizinho.
É sobre isso que a raposa dizia, não é visível aos olhos porque isso não é estatístico, análise métrica não consegue prever tais coisas, não interessa o quanto ganha, quantos irmãos têm ou tantas outras informações contábeis, o que realmente importa, o essencial, o que é visto apenas com o coração é quem o cativou, sem máscaras, um cativar essencialmente sincero, transparente, fidedigno e leal, quem é o que é apesar das aparências, que não se preocupa com aparências quando estão se comunicando, e se você também o cativou, você é eternamente responsável por isso, por mais difícil que seja lidar com determinadas personalidades, afinal, cada pessoa tem seus formatos e alguns são como cebolas, você a medida em que demonstra ser confiável vai ganhando tickets para ter acesso aos portões mais internos de alguém, portanto, não seja do tipo que diz que não se pode confiar em ninguém porque o mundo está cheio de falsidade, seja o contrário e faça com que alguém perceba que ainda há pessoas que zelam pelo essencial apesar das circunstâncias. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates