PRINCÍPIOS DE AUTOGESTÃO

 


Se você assim como eu acredita não ter um perfil para assumir o cargo de liderança, seja lá de onde for, tudo bem nisso, mas eu preciso te dizer que isso não o isenta da necessidade de estudar sobre liderança, ainda que profissionalmente você tenha a pretensão de ser apenas um colaborador, você precisa ser um gestor de si mesmo, e é por isso que eu quero partilhar algumas coisas sobre esse assunto. 

Esses são, para mim, três bases plenamente aplicáveis em qualquer lugar:


* Objetivo Claro

*Desenvolvimento de habilidades

*Gestor de emoções e motivação


OBJETIVO CLARO


Nesse ponto, alguns optam por objetivos finais, outros por objetivos ou metas de curto prazo, isso fica a critério de cada um. Fato é que, independente da metodologia adotada, o alvo tem que ser mega claro, é como dizem "Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve". Quanto mais claro o objetivo, maior a eficácia do esforço, isso é fato, não é estranho que em processos seletivos ou programas de bolsas de estudos, te façam a pergunta "Como você se vê daqui X anos?!", se o seu objetivo é fazer o mais ou menos, cumprir horários, sem nada extravagante, você logo vai se entediar e entrar na rotina, agora se você estabelece metas numa régua bem acima do seu estado atual, sua energia será seu combustível, por exemplo, nos estágios eu sempre fiz metas como "fazer os exames em no máximo X minutos", "Eu quero ao final do plantão ter menos de 2% de repetição de exame", depois a meta foi "Eu quero terminar o plantão com 0 (zero) erros", etc. Mas eu aplico esse método.


DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES


Se você não consegue explorar o que de melhor você tem disposto, tens aí um grande problema, você vai procurar se igualar a todos que estão ou passaram por onde você está buscando chegar, até então não há problema em procurar referências e modelos de sucesso, o problema é buscar essas referências e modelos sem nenhum padrão, não só no tipo da referência como no seu próprio estilo. Muitas coisas precisam ser colocadas na ponta do lápis como por exemplo, se você tem um perfil mais arrojado ou conservador, introvertido ou extrovertido, destemido e gosta do desafio ou mais receoso e prefere o padrão mais previsível, sabe se virar muito bem mediante pressão ou prefere um ambiente mais tranquilo, etc. Tudo isso influencia na hora de escolher suas referências, do contrário ele não vai conseguir te auxiliar no processo de mentoria com eficácia apesar de serem amigos. 

Segundo aspecto fundamental, descubra em que você pode contribuir para resolver os problemas, as dores da equipe, instituição, setor e como agregar valor. Por exemplo, se você tem competências de liderança nata, desenvolva-as e aja como um interino do seu chefe, se é gerir pessoas, supervisione e conduza quem está ao redor para aumentar os resultados, se é observação, haja como um sintetizador e mostra possíveis pontos a serem ajustados e quais as melhores possibilidades de resolver, se é learnability (capacidade de aprendizagem), se submeta a aprender mais sobre setores que estão em órbita da sua função, etc. Autoconhecimento é um pilar indispensável quando o assunto é autogestão ou gestão pessoal.


GESTOR DE EMOÇÕES E MOTIVAÇÕES


Esse ponto é o gás de todo o processo. As suas emoções determinam a intensidade em que você estará trabalhando nisso, eu preciso dizer que não se trata de estar empolgado o tempo todo mas de manter a disciplina, não pular etapas, respeitar o próprio ritmo, desgaste emocional e psicológico nunca vem quando estamos no começo da trajetória e acontece muito frequentemente quando pulamos algumas etapas, como por exemplo, o descanso, saia alguns fins de semana, a sobrecarrega psicoemocional inevitavelmente afetará sua produtividade. 

Aqui é manter disciplina, saber lidar com o desânimo, tomar cuidado nas empolgações excessivas, traçar metas de curto, médio e longo prazo, respeitar etapas e desenvolver paciência. 

Aqui vale lembrar que a sua mente afeta seu comportamento, seu comportamento afeta sua mente e ambos são extremamente comunicativos, então aprenda e desenvolva competências de gerir-se emocionalmente em situações positivas e negativas, traçar pelo menos 3 planos alternativos em possíveis cenário desenhados pela realidade, lidar com a ansiedade e medo e por fim, exercer gratidão.


Se eu pudesse destacar apenas 3 pontos de desenvolvimento pessoal com base na minha jornada, de muitas coisas, essas seriam as principais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates