A beleza da solidão

"Que minha solidão me sirva de companhia
Que eu tenha a coragem de me enfrentar
Que eu saiba ficar com o nada
E mesmo assim me sentir
Como se estivesse plena de tudo." Clarice Lispector

"A gente foge da solidão quando temos medo dos próprios pensamentos." Érico Veríssimo

Existem dois tipos de pessoas quando se trata de ficar consigo mesmo, de ficar sozinho, de encarar a solidão, existem aqueles que circunstancialmente encontra ela (A solidão) e existem aqueles que crescem nela. Para quem não é acostumado com essa parte inevitável da existência humana, é desesperador ficar sozinho e, se ele não tiver uma ocupação que demande tempo, sua mente entra em colapso. Contudo, para aqueles que já estão acostumado com o estar sozinho, quando a situação sugere este cenário, ele encara isso como mais uma oportunidade de relacionar com "outra pessoa" dentro dele, a consciência, isso porque para quem não é de fazer muitos amigos, seu primeiro e fiel companheiro é sua mente, ele entra em contato com aquilo que o torna socialmente independente, ele mesmo.
Fazer amigos é muito bom, agradável e obviamente, proporciona ótimos momentos e lembranças, mas se não houver um bom relacionamento consigo mesmo, no mínimo, toda amizade é uma aprisionamento.
Mas vale dizer que não há fórmula mágica, cada um tem sua cruzada para lidar com a obscuridade que há dentro de si, seus medos, seus monstros. A mente é um campo de batalha e as guerras são constantes, e as lutas são tão cruéis que muitos procuram fugir delas de diversas formas, bebendo, usando drogas ilícitas ou abuso das lícitas, a excessiva necessidade de estar com outra pessoa, a obsessão por ser notado, etc.
Compor textos, músicas, imagens artísticas e afins são composições de auto ajuda, não necessariamente visando a observação de outros mas à priori para expor de si aquilo que foi construído pelo ego (no seus sentido etimológico). Talvez a maior traição que alguém comete a si mesmo, o depreciar da consciência é depender de likes, fotos diárias, views, etc para se sentir vivo, se sentir feliz, isto é, depender de algoritmos para se sentir humano e, com isso, não me surpreende o "Vale tudo por like", ignorância, ofensas, estupidez alheia gratuita.
Por outro lado, quem aprende a ficar consigo mesmo tem a incrível capacidade de avaliar e melhorar a si mesmo, seja individual ou social, isso porque ele sabe quais são seus monstros, medos e trevas, conhecem as guerras que há em si e conhece a si mesmo, bom, como diz o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu "Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio será derrotado em todas as batalhas." Com isso em mente, ele avalia como isso interage e interfere nas pessoas ao seu redor e procura melhorar e se aperfeiçoar para que outrem lidem com o melhor que há no seu interior e apenas isso.
Por fim, vale lembrar que não há como se livrar dela, afinal, a beleza da solidão está nisso, ou você o encara como algo a ser domado e ter os sentidos de percepção do mundo aguçado, ou você é engolido por ela e passa anos ou até a vida toda fugindo dela até abraçá-la no fim. Ou você a encara como um amigo sábio ou como um inimigo tirano. Ela não muda, a diferença é a forma como você a encara e lida com ela. Você decide se a solidão pode ser na verdade uma solitude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis

"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates