"Conhece-te a ti mesmo" - Sócrates

Uma máxima que é, entre outras coisas, transformadora.
Conhece-te a ti mesmo quer dizer, procure saber o que te define enquanto pessoa, o que te define enquanto objetivo. Conhece-te a ti mesmo, quer dizer saiba qual é a tua praia, saiba qual é o ambiente onde tu diga "Eu nasci pra isso", onde você seja feliz enquanto exerce aquela atividade, onde você é tão completo naquilo que faz que enquanto faz deseja que aquele momento não termine. Conhece-te a ti mesmo, quer dizer saiba qual é a tua obra, qual é a tua marca, saiba que pegadas você deixa e deixará por onde passar, pelo quê tu serás lembrado, qual é o teu legado. Conhece-te a ti mesmo, posso também por como bem disse Shakespeare na Obra Hamlet pelo personagem Laertes "Não expresse tudo que se pensa. Ouça a todos mas fale com poucos. Seja amistoso mas não seja vulgar. Valorize amigos testados mas não ofereça amizade a cada um que apareça na sua frente. Evite qualquer briga mas se necessário entrada numa, que seus inimigos o temam. Use roupas de acordo com sua renda sem nunca ser extravagante. Não empreste dinheiro para amigos, para não perder amigos e dinheiro. E por fim, sê fiel a ti mesmo e jamais serás falso com ninguém."
O destaque nesse sentido da vida é a ética, não no sentido apenas de valores de bem e mal, certo e errado, posso ou não posso mas da liberdade da escolha. Eu sei o que é o mal, apesar de todos fazerem e parecer bem, eu escolho não fazer. A escolha de não ser neutro, isto é, de concordar com tudo e todos e não tomar partido em nada, mas ser imparcial, ou seja, respeito a oposição apesar das minhas decisões. Escolho ser um fiel escudeiro das pessoas importantes e complacente com todos os demais.
O autoconhecimento e a auto fidelidade pode não te trazer popularidade, mas te dará uma boa vista a quem te observe, talvez não te dê muitos amigos mas te dará os melhores, os ótimos amigos. Fazer o certo, ainda que não dê resultados imediatos é fazer um plantio cuja colheita será duradoura.
Conhece-te a ti mesmo quer dizer, não posso me ofender com aquilo que não importa, isto é, com aquilo que não porto, movo para dentro, não posso potencializar as palavras de alguém que não queira o meu melhor.
Conhece-te a ti mesmo quer dizer, não buscar nos outros aquilo que interesse apenas à mim.
Conhece-te a ti mesmo é buscar ser único, não O único mas apenas único, singular, exclusivo; buscar ser quem de fato é, sincero ( sem cera), ser destacado pela paixão, pelo amor, pela excelência em tudo que busca fazer e ser. Conhece-te a ti mesmo é saber que ainda que outros façam o que você faz, ninguém faz como você faz.
Ninguém toma o lugar de ninguém, cada um tem seu espaço, ninguém é melhor que ninguém, e qual é a diferença? A motivação com que faz, o que o move a ser quem tu és.
Conhece-te a ti mesmo é saber responder à questões como: Por que fez o que fez? Por que não fez o que não fez? Por que fez dessa forma? O que fez, por que não fez de outra forma?
Conhece-te a ti mesmo, por fim é, mesmo sendo mortal, ter a nobreza de ser eterno, mesmo sabendo que um dia irá partir, viverá em alguém, partirá não como alguém perfeito mas alguém que busca aperfeiçoar-se, que foi feliz em tudo que fez enquanto fazia. Porque o grande desafio não é tentar adivinhar como será o fim da corrida mas aproveitar cada passo na pista enquanto se corre, eternizar momentos e granjear pessoas para carregar para a eternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórmula do sucesso

O que eu vi em Senhor Dos Anéis